A PEQUENEZ E A GRANDIOSIDADE NA VIDA!
A PEQUENEZ E A GRANDIOSIDADE NA VIDA!

 

O Tempo ou a Vida sempre aprimora nosso aprendizado. Há algum tempo li dois livros da escritora Elisabeth Ross - “O Túnel e a Luz” e “A Roda da Vida” - ma-ra-vi-lho-sos! Atualmente eu e meu esposo estamos lendo “Dor, prazer em Conhecer – Vida que Segue”, e-mo-cio-nan-te, do escritor Luiz Miguel. Elisabeth é sueca naturalizada americana, médica psiquiatra, conhecida em vários países através dos livros. Luiz Miguel é brasileiro, paraplégico, ainda pouco conhecido como escritor. Ambos retratam em seus livros, situações reais dos segundos  que separam a liberdade da prisão determinada por uma enfermidade,  percepção real do tênue fio que separa a vida da não-vida material...  Em lados opostos e continentes muito diferentes, a leitura do livro de Luiz Miguel complementa ricamente o que foi escrito por Elisabeth Ross.

Nas duas produções literárias, é forte e presente a empatia; por consequência, o amor ao próximo, que é a única forma de aproximar os conhecimentos técnicos e científicos dos profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, terapeutas, etc..) aos pacientes, enfermos, vulneráveis, sofredores. Impressionante como a real diferença no resultado de qualquer tratamento é o comportamento adotado pelo profissional da saúde.

Elisabeth Ross, sensível aos sofrimentos alheios desde sua adolescência, decide ir além do atendimento médico como cumprimento de um contrato. Trabalha normalmente pela manhã e, à tarde, visita os pacientes, especialmente aqueles com doenças mais graves, ou em estado terminal e descobre o quanto de vida há nestas pessoas, que são, em muitos casos, vistas e tratadas como quase-mortos ou ... coisas... A família e a/o médica/o decidem como trata-lo, se será hospitalizado ou ficará em casa, entre outras situações, sem procurarem saber do mesmo, o que, realmente, o fará minimamente feliz naqueles momentos... Ou, pelo menos, o que lhe dará algum conforto ou paz...  E  bastaria apenas olhá-lo como ser vivo, como gente!

Luiz Miguel, rapaz saudável, vê-se, de forma abrupta, tetraplégico e completamente vulnerável, condenado a uma cama, após um inocente mergulho no raso de uma lagoa, às vésperas do Natal... O demorado atendimento, as transferências entre hospitais, as cirurgias mal sucedidas, a interrogação permanente “como estarei no próximo minuto?”. A esperança, a desesperança...

Dos cuidados da mãe e da família, impotentes, dependentes, aos desleixos de alguns hospitais, com profissionais dedicados e outros negligentes,  tudo é vivenciado por este rapaz, durante os longos dias após aquele 24 de dezembro.

Um dia ele começou a escrever, com muita dificuldade, pois suas mãos não obedecem plenamente: foi seu exercício de reconciliação com o destino, com a vida. Em seu livro, todo aquele mundo é descrito, de forma suave, apesar da triste realidade.  O carinho de amigos, os relacionamentos entre os pacientes, as lembranças de sua infância e adolescência, as paixões aliviando  a dor, levando-o a sonhar... Personagens e situações, às vezes, engraçadas...

E todo o livro fazendo-nos refletir sobre a nossa pequenez, a grandiosidade da vida e os finíssimos fios que a tecem e se rompem...

Um dia pessoas especiais o ajudaram e conseguiram publicar esse livro.

Hoje nós podemos contribuir adquirindo o belo livro, para emocionar, refletir, aprender, viver melhor! Contribuição fácil, simples, mas muito valiosa para nosso jovem escritor; mais valiosa, ainda, para cada um/a de nós, para nossas famílias, para todos.

Amiga/o, vale a pena ler este livro. Luiz Miguel especialmente, por ser um brasileiro, está mais perto de nossas realidades. É ainda uma oportunidade de ajuda-lo a manter-se, a viver mais dignamente, e a escrever novos livros.. Pode ser adquirido em Conselheiro Lafaiete (Papelaria Linna 3763-5657 e Cantinho do Livro 3721-3871), Congonhas, Belo Vale e através dos telefones (31) 3061-2632 e 9609-4645. Vamos nessa? É um super presente!

Deus as/os abençoe!

Elizabeth Silva Nascimento Mouton

VOTE.
Qual é a prioridade para termos uma feliz cidade?
Eventos Culturais.
Construção deCasa popular
Eventos Esportivos.
Valorização do Comércio.
Política Sustentável.
Criação de Cooperativas.
Construção de Ciclovias.
Tudo isso.
Ver Resultados








Clique aqui para ouvir a RÁDIO.

 




Total de visitas: 2683